Tudo é meio e caminho

Trançado, Grupo Trançado (São Paulo)

Crianças e adultos brincaram debaixo da tenda do Circuito de Cultura Popular durante um sábado de sol em Guarulhos. Eles relembraram músicas antigas, formaram uma enorme centopeia e montaram bonecos com retalhos e folhas de jornal.

A intervenção cênica-musical – mescla de oficina com espetáculo dançante e poético – foi coordenada pelo Grupo Trançado, natural de São Paulo e que desde 2015 leva os folguedos típicos dos grupos tradicionais para as praças públicas.

trancado

“Tudo tem brincadeira. Nós trançamos a palavra e dela surge a poesia, o boneco e a dança. Há uma cantora, um poeta, uma bonequeira e muitos músicos, todos dançantes. O Trançado é um espetáculo oficina todo cantado, onde a música é sussurrada nos ouvidos”, aponta o diretor Juan Velasquez.

O cortejo oferece lembranças e poesias às crianças de todas as idades. De uma palavra ou de um desenho jogado no chão surgem versos, assim como de uma lembrança surge uma cantoria. Embalados pela música, os participantes são incentivados a juntos também declamar, lembrar e construir brinquedos.

Sorry, the comment form is closed at this time.